Valores de aposentadorias podem aumentar com a Revisão da Vida Toda

Valores de aposentadorias podem aumentar com a Revisão da Vida Toda

Valores de aposentadorias podem aumentar com a Revisão da Vida Toda

Quem se aposentou pelas leis vigentes entre novembro de 1999 e novembro de 2019 poderá ter o benefício recalculado – e, quem sabe, receber valores maiores de aposentadoria!

É o que propõe a “Revisão da Vida Toda”, pauta importante que segue em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Porém, ela só vale para quem se aposentou nos últimos 10 anos, devido ao período de decadência.

Nas próximas linhas, saiba mais sobre a Revisão da Vida Toda, e quem terá direito de acioná-la.

Ponto positivo e ponto negativo da Revisão

Ponto positivo: permitirá que toda a vida contributiva do segurado seja calculada. Com isso, quem não teve boas contribuições (de julho de 1994 para cá) terá a chance de considerar todo seu período contributivo.

Ponto negativo: período de decadência, já que quem tem mais de dez anos de aposentadoria não conseguirá aproveitar essa Revisão.

Quem poderá se beneficiar da Revisão

Considerando o período de decadência, trabalhadores que se aposentaram com base na Lei 9.876/1999, entre novembro de 1999 e novembro de 2019, poderão se beneficiar da Revisão.

Já quem se aposentou e recebe o benefício há mais de dez anos, não terá direito à Revisão, devido ao período de decadência (ou seja, já se passaram mais de dez anos do pedido).

Mas, atenção: nem todos que se aposentaram a partir de novembro de 1999, e que têm direito à revisão, saem ganhando com esse recálculo. Em alguns casos, o valor da renda não melhora (e pode até piorar), mesmo que o segurado utilize a vida toda contributiva.

Por isso, antes de mais nada, é preciso fazer o cálculo e se certificar de que terá direito à revisão positiva.

É possível acelerar a votação da Revisão da Vida Toda no STF?

Não é possível acelerar a votação no STF, somente aguardar a discussão.

Porém, quem está perto do prazo de decadência (dez anos) deve se apressar para pedir a revisão. Se ela for aprovada no STF, mas o cidadão estiver no período de decadência, não será possível pedir a revisão.

Como você viu, a Revisão da Vida Toda será proveitosa para aposentados que contribuíram por uma vida toda, mas hoje recebem uma renda bem menor.

 

Fonte: Sintrial dois vizinhos