Saiba se você tem direito ao novo pagamento do PIS/Pasep

O abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.

Para saber se você está habilitado a receber o benefício, é preciso instalar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em versão atualizada – caso sua versão seja antiga precisará baixar novamente.

Requisitos

Com valor de no máximo um salário-mínimo, o abono é pago por meio do PIS e da Caixa Econômica Federal, no caso dos funcionários do setor privado, e via Pasep e Banco do Brasil para os funcionários do setor público.

Para estar habilitado a receber o abono salarial por meio de PIS ou Pasep o trabalhador precisa ter cinco anos mínimos de inscrição, remuneração média de até dois salários-mínimos no ano referente ao benefício (ano-base) e ter tido carteira assinada por pelo menos 30 dias durante este ano-base.

Além disso, também é requisito ter seus dados repassados pelo empregador à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Lembrando que no momento os pagamentos feitos pelo Governo Federal são referentes ao ano base de 2020, uma vez que houve atraso durante a pandemia.

Carteira de Trabalho Digital

Para consultar sua situação em relação ao recebimento do PIS ou Pasep, basta utilizar a Carteira de Trabalho Digital.

Para isso, é necessário ter ou fazer cadastro no gov.br, portal do Governo Federal e base oficial de dados do país. Com isso, é possível solicitar a primeira e a segunda via do documento por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e iOS.

Com o aplicativo, o trabalhador pode registrar suas experiências de trabalho e consultar a quais benefícios têm direito, incluindo o abono salarial.

Fonte: Sintrial dois vizinhos