Novembro Azul: estamos juntos nessa luta!

Todos os anos, o movimento Novembro Azul, que acontece mundialmente, propõe uma conversa franca com os homens sobre o câncer de próstata. O Sintrial Dois Vizinhos aproveita essa época do ano para relembrar que o assunto é sério e todos devem se cuidar!

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, todos os anos, mais de 60 mil homens percam a vida em decorrência desse tipo de tumor.

De acordo com a presidente do sindicato, Marilene Martins Moreira, os números poderiam ser muito menores com dois ingredientes básicos: informação e a quebra do silêncio. “O câncer de próstata tem até 95% de chances de cura se for descoberto no início. Por isso, queremos que a categoria saiba que é preciso vencer a vergonha e falar francamente sobre isso. A proteção da vida dos trabalhadores precisa ser maior do que qualquer constrangimento”, afirma.

Prevenindo o câncer de próstata

Para evitar a doença, não tem jeito: a única forma de prevenção é realizando o exame de toque. Contrariando o que diz o senso comum, o teste dura menos de 1 minuto, não dói e não quer dizer nada sobre a masculinidade de ninguém.

Os primeiros testes preventivos devem ser feitos por volta dos 45 anos, faixa etária que mais apresenta casos da doença. O procedimento deve ser realizado uma vez por ano, com um médico urologista, e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sintrial Dois Vizinhos reafirma a todos os trabalhadores que é muito importante vencer os preconceitos e realizar o teste. Sessenta segundos podem ser o suficiente para garantir muitos anos de vida para serem aproveitados com a família e os amigos, realizando todos os seus sonhos e projetos com saúde.

Não deixe a vida para depois. Aproveite o mês de novembro e procure um médico de sua confiança agora mesmo para colocar sua saúde em dia. Você não está sozinho e é importante para nós!