Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro. A data remete à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e provoca reflexões sobre a importância de uma nutrição saudável, de qualidade e acessível para todos.

Entretanto, em tempos de pandemia da Covid-19 e fechamento de muitas atividades, o Dia Mundial da Alimentação em 2020 serve para ensinar aos brasileiros uma valiosa lição. Enquanto uma crise de saúde pública assola o país, profissionais como você garantem que alimentos, produtos essenciais para a nutrição, além de pratos e receitas tradicionais possam chegar às mesas da população.

Infelizmente, muitos trabalhadores do ramo alimentício não realizam suas atividades em condições adequadas. No Paraná e em todo o país, operários enfrentam inúmeros riscos, desde acidentes de quaisquer natureza e impacto, até a possibilidade de contrair o coronavírus e outras doenças ocupacionais.

Faça um exercício agora: aquele pãozinho francês fresco e o café quentinho tão tradicionais passaram pelas mãos de trabalhadores, como panificadores e diversos profissionais das indústrias de processamento de café. Como seria a mais importante refeição do dia sem a sua atuação?

O prato mais tradicional da culinária brasileira, o arroz com feijão, também passa pelos cuidados de milhares de trabalhadores, como você, que garantem a qualidade desses alimentos para uma nutrição adequada.

Além disso, refrigerantes, sorvetes, bolos, queijos e sucos só conseguem aliviar a tensão do dia a dia na pandemia e alegrar o paladar dos brasileiros passando pelos operários da indústria de bebidas, de laticínios e do trigo. Sem esses trabalhadores, um café da tarde mais saboroso e variado ou aquela sobremesa pós-jantar, por exemplo, não seriam possíveis.

O Sintrial reconhece e ressalta a importância desses profissionais, principalmente nesses tempos de pandemia. Vamos continuar atuando muito para que a sua segurança e a sua saúde estejam em primeiro lugar. Milhões de famílias que estão em isolamento precisam de sua força, mas isso não pode acontecer às custas da sua vida e bem-estar.

Em caso de ambientes precários, risco de exposição ao Covid-19 e negligência dos empregadores, denuncie ao sindicato! Faça a sua queixa pelo telefone (46) 3536-1972 ou envie pelo e-mail sintrialdoisvizinhos@gmail.com.

 

 

Fonte: Sintrial